Epidemia de dengue se alastra no Rio de Janeiro

- Foto: Freepik / DINO

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O estado do Rio de Janeiro registrou, nas três primeiras semanas de 2024, 9.963 notificações de possíveis casos de dengue, o que representa um aumento de 587% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados do Centro de Inteligência em Saúde (CIS) do governo estadual fluminense. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, decretou, na segunda-feira (5), estado de emergência na saúde pública, devido à declarada epidemia de dengue que afeta a região. Neste ano, já se somam mais de 10 mil ocorrências da enfermidade, número que alcança quase a metade do total de 22.959 casos registrados ao longo de todo o ano de 2023 na capital.

Dia 26 de janeiro, Cláudio Castro, governador e Claudia Mello, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apresentaram o Plano Estadual de Combate à Dengue, organizando ações diárias de combate à doença a partir do uso de tecnologia, qualificação e apoio aos 92 municípios do estado. O investimento, que alcança R$ 3,7 milhões, contempla a aquisição de equipamentos e insumos para montagem de 80 salas de hidratação que deverão atender até oito mil pacientes por dia.

Ao analisar os possíveis motivos de, mesmo após anos de campanha, os casos apresentarem um crescimento agudo, a Dra. Isabella Ballalai, diretora médica da Urgências Médico Escolares - URMES, afirma que eliminar o mosquito que transmite a dengue, o Aedes aegypti, sempre foi e ainda é um grande desafio mundial, principalmente em cidades grandes. "A dengue é hoje uma doença urbana que se transmite com facilidade, diferentemente do que muitos entendem, não nas matas, mas principalmente dentro de casa", alerta a especialista.