Governo lança programa para eliminação e controle de doenças como malária, tuberculose e HIV

Ministra da Saúde, Nísia Trinidade; diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom; presidente Lula; e diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governo federal lançou na quarta-feira (7) o programa Brasil Saudável em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), visando eliminar ou reduzir a incidência de 14 doenças, incluindo malária, doença de Chagas, HIV e tuberculose, que afetam populações vulneráveis. O Brasil é o primeiro país a lançar uma política para combater essas doenças socialmente determinadas, que causaram mais de 59 mil mortes entre 2017 e 2021. A OMS foi representada no lançamento pelo diretor-geral Tedros Adhanom, enquanto a ministra da Saúde, Nísia Trindade, falou em nome do governo. A iniciativa envolve 13 ministérios, como Ciência, Tecnologia e Inovação, Direitos Humanos e Cidadania, e Povos Indígenas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Adhanom se reuniram presencialmente para discutir o apoio da OMS na eliminação e controle de doenças, incluindo a oferta de parceria no fornecimento de vacinas brasileiras contra a dengue.

O programa Brasil Saudável surgiu após o lançamento, em abril de 2023, do Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e Outras Doenças Determinadas Socialmente (CIEDDS), identificando 175 cidades prioritárias. Os ministérios envolvidos atuarão em diversas frentes, incluindo o enfrentamento à fome e à pobreza, a ampliação dos direitos humanos e da proteção social, o incentivo à inovação para diagnósticos e tratamentos, e a ampliação das ações de infraestrutura e saneamento básico. O programa visa eliminar diversas doenças e atingir metas da OMS, como a redução da incidência de tuberculose e controle do HIV.