Brasil inicia vacinação de crianças contra dengue no SUS

Dengue: crianças começam a ser vacinadas - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério da Saúde deu início, na sexta-feira, 9, a um processo inédito de vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 11 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde quinta-feira, a pasta tem distribuído os imunizantes para os municípios que atendem aos critérios estabelecidos em conjunto com os conselhos de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A imunização contra a dengue começa em meio a um aumento significativo de casos em todo o Brasil. Apenas em janeiro, o país registrou 243,7 mil casos da doença, um aumento de 3,7 vezes em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com informações do Ministério da Saúde.

O Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp) divulgou que as internações por casos de dengue aumentaram em 80% dos hospitais de São Paulo entre 29 de janeiro e 7 de fevereiro. Na última quinta-feira, o estado de São Paulo registrou a sexta morte por dengue no ano, a primeira na capital, sendo a vítima um homem de 76 anos. O estado já tem mais de 34.995 casos confirmados da doença em 2024, além de mais de 31 mil casos suspeitos.

A ministra Nísia Trindade destacou que, mesmo sem a epidemia em algumas regiões neste ano, a vacinação contra a dengue teria sido iniciada. Segundo ela, a dengue é um problema de saúde pública há muito tempo, especialmente agora, quando os quatro sorotipos do vírus circulam no Brasil e o fenômeno El Niño favorece a proliferação do mosquito vetor, o Aedes Aegypti.

Além da vacinação, o Ministério da Saúde recomenda medidas para proteger a população, como manter recipientes de água fechados, tampar ralos e pias, higienizar bebedouros de animais de estimação, entre outras.

O público-alvo inicial da vacinação, de 10 a 14 anos, foi definido em acordo entre os conselhos representativos dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo recomendações técnicas. O esquema de imunização avançará progressivamente à medida que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante.

Para aqueles que não estão dentro da faixa etária prioritária, a opção é procurar a vacina na rede privada. No entanto, é importante ressaltar que existem dois imunizantes diferentes no mercado, com recomendações específicas para cada faixa etária e histórico de dengue.

A vacina contra a dengue passou por testes que demonstraram sua eficácia contra os diferentes sorotipos do vírus e contra hospitalizações por dengue. A Qdenga é a primeira vacina aprovada para uso mais amplo no Brasil, enquanto a Dengvaxia é contraindicada para indivíduos sem histórico prévio de dengue devido ao risco aumentado de complicações.