O que deveria ser um procedimento simples e programado se transformou em uma tragédia médica na Argentina. Alison Calfunao, moradora de Neuquén, na Patagônia, foi internada em 9 de junho para realizar uma laqueadura — cirurgia feita para impedir futuras gestações — e acabou saindo do hospital com um transplante de coração e sem uma das pernas.
A história só veio a público nesta quinta-feira (3/7), após reportagem publicada pelo jornal argentino Clarín.
Alison, que é mãe de duas crianças — uma de 3 e outra de 7 anos —, passou por uma cirurgia que inicialmente não apresentava riscos, mas sofreu duas paradas cardíacas durante o procedimento. A complicação levou a um quadro de insuficiência cardíaca aguda, exigindo a realização urgente de um transplante de coração.
Ela precisou ser transferida às pressas para uma clínica especializada e entrou em um estágio de suporte básico de vida. Pouco depois, desenvolveu uma infecção e um coágulo em um dos pés, agravando ainda mais o quadro. Para ser incluída com prioridade na lista nacional de transplantes, foi necessária a amputação acima do joelho, segundo o jornal Río Negro.
"“Não recebemos uma única palavra da Clínica San Lucas. Nenhuma ligação. Nenhum pedido de desculpas. Nenhuma explicação. Nenhuma solidariedade. Nenhuma responsabilidade. Nada. O silêncio dói tanto quanto a ferida. Naquele dia, minha filha morreu. Ela morreu naquela sala de cirurgia. Seu coração foi despedaçado, sua perna foi amputada, seu corpo e sua vida mudaram para sempre”"
desabafou a mãe de Alison.Até o momento, a clínica não se manifestou oficialmente. Familiares cobram explicações sobre o que de fato ocorreu na sala de cirurgia e por que um procedimento ginecológico de rotina acabou levando a medidas tão drásticas e irreversíveis.
Alison permanece internada e passa por tratamento físico e psicológico. Sua família também iniciou um processo legal em busca de responsabilização dos profissionais e da instituição envolvida.
Internada para laqueadura, mãe sai do hospital sem perna e com novo coração

Mulher é internada para laqueadura na Argentina e acorda com a perna amputada e transplante de coração. - Foto: Reprodução/Facebook.
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura