CBF cria troféu Roberto Dinamite para artilheiro do Brasileirão

Inauguracao da Estatua de Roberto Dinamite no Estadio Sao Januario em 28 de abril de 2022 - Foto: Daniel RAMALHO/CRVG

Vasco
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ídolo do Vasco é o maior goleador da história do Campeonato Brasileiro com 190 gols.

A partir desta temporada, o artilheiro do Brasileirão será agraciado com o troféu Roberto Dinamite ao término da competição. A CBF optou por homenagear o maior ídolo do Vasco, emprestando-lhe o nome para o prêmio. Além do troféu, o jogador também receberá uma premiação financeira.

O diretor de marketing da CBF, Lênin Franco, anunciou a novidade durante a reunião do Conselho Técnico da competição, que contou com a presença de representantes de 20 clubes.

"Roberto Dinamite é uma das maiores lendas do futebol mundial. Ele alcançou um feito fantástico ao tornar-se o maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Brasileiro. Por isso, é justo eternizar esse recorde dando o nome deste craque ao troféu do artilheiro da competição", afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

Rodrigo Dinamite, filho de Roberto, esteve presente na reunião e expressou sua gratidão pela homenagem. "Fico muito feliz com essa homenagem ao meu pai. Obrigado por manterem vivo o legado dele. Sinto-me muito grato."

No aniversário de um ano da morte do ídolo, o Vasco sugeriu à entidade uma homenagem para Dinamite, que detém diversos recordes na artilharia da competição nacional. Em 2024, o Cruz-Maltino celebra 50 anos de seu primeiro título brasileiro, marcado pela estreia do histórico camisa 10 como titular da equipe.