Flamengo recebe chilenos do Palestino com obrigação de vitória

Flamengo conta com os gols de Pedro para conquistar a primeira vitória na Libertadores-2024 - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Flamengo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após conquistar o título carioca no último domingo, o Flamengo já virou a chave e foca suas atenções na Libertadores. Nesta quarta-feira, o Rubro-Negro receberá o Palestino, do Chile, pela segunda rodada do Grupo E. A partida será no Maracanã e a bola vai rolar a partir das 21h30, no horário de Brasília.

Embora em um grupo sem grandes forças do futebol sul-americano, o Flamengo tem dois adversários que têm seus estádios em cidades de altitude elevada. Na primeira rodada, a equipe de Tite foi a Bogotá, na Colômbia e a 2.640 metros acima do nível do mar, para encarar o Millonarios. Após sair na frente no placar com um gol de pênalti, de Pedro, o Fla não resistiu à correria dos colombianos e sofreu o empate no final.

No outro confronto do grupo, o Bolívar-BOL surpreendeu e goleou o Palestino fora de casa por 4 a 0 e assumiu a liderança isolada. A equipe boliviana, que mandará seus jogos em La Paz, a 3.637 metros de altitude, tornou-se o principal adversário do Flamengo na briga pela classificação. As duas equipes vão se encontrar na terceira rodada, na Bolívia.

Diante desta situação, o Flamengo tem a obrigação de vencer o Palestino, teoricamente a equipe mais fraca do grupo, nesta quarta-feira. Além da vitória, o Rubro-Negro tem que se preocupar com o saldo de gols pois a disputa no grupo pode ser acirrada no final desta fase. O Millonarios vai a La Paz na quinta-feira encarar o líder, mas não terá tanta dificuldade com a altitude como a equipe brasileira, que está baseada ao nível do mar.

Assim como na final do Carioca, três jogadores seguem sem condições de jogo no Flamengo: o atacante Gabigol, suspenso por tentativa de fraude em um exame antidoping, o meia Gerson, que se recupera de uma cirurgia renal, e o lateral Wesley, que apresenta uma lesão muscular. Tite deve mandar a campo sua formação considerada titular, mas duas dúvidas devem mexer com a cabeça do treinador. Na lateral-esquerda, o uruguaio Viña pode receber mais uma oportunidade na vaga de Ayrton Lucas e, no ataque, Luiz Araújo e Bruno Henrique disputam uma vaga.

Flamengo e Palestino já se encontraram quatro vezes na história, todas pela Copa Sul-Americana, e a equipe brasileira venceu em três delas. Mas apesar da superioridade, o Rubro-Negro guarda uma lembrança amarga dos confrontos contra os chilenos. As duas equipes se encontraram nas oitavas de final em 2016 e o Flamengo saiu na frente com uma vitória por 1 a 0, no Chile. No segundo jogo, no Kleber Andrade, em Cariacica-ES, o Palestino foi o protagonista de um vexame ao vencer por 2 a 1 e eliminar os brasileiros.