Flamengo inicia caminhada na Libertadores na altitude de Bogotá

Embalado pela excelente fase do artilheiro Pedro, Fla estreia na Libertadores - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Flamengo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Flamengo estreia na Libertadores 2024 na noite desta terça-feira, contra o Millonarios, da Colômbia. O primeiro jogo do Rubro-Negro pelo Grupo E da fase de grupos será no estádio El Campín, em Bogotá, e a bola vai rolar a partir das 19 horas (de Brasília).

Com o título Carioca praticamente assegurado após vencer o primeiro jogo da final contra o Nova Iguaçu no último sábado, a equipe do técnico Tite colocará sua boa fase à prova na altitude de 2.640 metros da capital colombiana. Com dez vitórias e quatro empates na competição estadual, o Flamengo possui o impressionante retrospecto de 28 gols marcados e apenas um sofrido.

Primeiro clube da Colômbia a disputar uma Libertadores, o Millonarios, entretanto, não tem tido presença frequente nos últimos anos e as duas equipes nunca se enfrentaram em uma partida oficial. Em 1952, o Flamengo passou pela Colômbia e foi goleado por 4 a 1 num amistoso no mesmo El Campín, por aquele que é considerado o melhor time da história do Millonarios, liderado pelo argentino Di Stéfano.

Segundo maior campeão colombiano, o Millonarios conquistou 13 dos seus 16 títulos antes de 1990. Na Libertadores, seus melhores resultados foram as semifinais de 1960, 1973 e 1974. Sua última passagem pela fase de grupos foi em 2018, mas o time não avançou às oitavas. Em 2022 e 2023, disputou a pré-Libertadores, mas foi eliminado por Fluminense e Atlético-MG, respectivamente.

Campeão colombiano em 2023, o Millonarios faz uma campanha irregular nesta temporada. Após uma seca de várias rodadas sem vitórias, se recuperou no nacional com dois triunfos consecutivos. No último sábado, com a maioria de seus titulares preservados para a estreia na competição sul-americana, venceu fora de casa o Fortaleza por 2 a 1.

Para encarar o seu primeiro compromisso na Libertadores, o Flamengo tem três desfalques certos e duas dúvidas. O atacante Gabigol, suspenso por doping, além do meia Gerson e do lateral Wesley, se recuperando de problemas físicos, não viajaram com a delegação para a capital colombiana. Já o zagueiro Fabrício Bruno e o meia De La Cruz, apresentam desgaste muscular e podem ficar de fora da partida.