Botafogo inicia luta para chegar à sua primeira final de Libertadores

A excelente fase de Luiz Henrique é uma das armas do Botafogo para abrir vantagem na busca pela vaga na final da Libertadores - Foto: Vitor Silva/Botafogo

Botafogo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na luta para chegar a sua primeira final de Copa Libertadores, o Botafogo recebe o Peñarol-URU nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pela rodada de ida das semifinais. O Glorioso eliminou o São Paulo nos pênaltis nas quartas de final, após dois empates (0 a 0 no Rio de Janeiro e 1 a 1 no Morumbis). Já os uruguaios, que ganharam por cinco vezes a Libertadores (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987), despacharam outro brasileiro nas quartas, o Flamengo, ganhando por 1 a 0 no Brasil e segurando a igualdade sem gols no choque de volta.

As duas partes parecem se respeitar muito e esperam um duelo equilibrado, como pôde ser visto na análise de Artur Jorge, técnico do Botafogo.

"São duas equipes que têm maneiras de jogar diferentes e que se comportam em campo de formas distintas. Mas acredito que se trata de uma semifinal em que cada um dos times têm cinquenta por cento de chances de se classificar", disse Artur Jorge.

Visão semelhante à de Diego Aguirre, comandante do Peñarol.

"Vamos lutar com Tyson, mas nós somos Muhammad Ali. Depois que ganhamos do Flamengo e nos classificamos, acredito que todos nos respeitam, pois sabem que superamos rivais qualificados e ganhamos as nossas partidas que são chaves. Qualquer coisa pode acontecer nesta semifinal", disse Aguirre.

O Botafogo não deve antecipar a escalação que pretende mandar a campo, mas deve ter a sua formação considerada titular. Assim teria apenas uma mudança em relação à formação que empatou por 1 a 1 com o Criciúma, no Maracanã, mantendo a liderança do Campeonato Brasileiro. O zagueiro angolano Bastos, que foi preservado, reaparece na vaga de Adryelson.

O Peñarol, líder do Campeonato Uruguaio ao lado do Nacional, tem um desfalque importante para este jogo. O atacante Javier Cabrera, herói da classificação diante do Flamengo, fica de fora por conta de lesão na coxa direita. Assim, Sequeira e Maxi Silvera vão compor o ataque.

A partida de volta desta semifinal acontecerá na quarta-feira da próxima semana, em Montevidéu, no Uruguai. O classificado vai fazer a final com quem vencer a outra semifinal, disputada entre Atlético-MG e River Plate. A decisão será em 30 de novembro no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, capital da Argentina.