1º Passeio Ciclístico do MUVI reúne mais de 800 pessoas

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No domingo (18), São Gonçalo deu um importante passo rumo à transformação da mobilidade urbana com a realização do 1º Passeio Ciclístico do MUVI (Mobilidade Urbana Verde Integrada). O evento reuniu mais de 800 ciclistas, entre famílias, atletas amadores e apaixonados por bicicleta, que percorreram os 3,7 km de trajeto entre o Clube Mauá, no bairro Estrela do Norte, e a Praça dos Ex-Combatentes, no Patronato.
A ação celebrou a implantação da infraestrutura cicloviária do MUVI, o maior projeto de mobilidade urbana já realizado em São Gonçalo, com investimento de R$ 287 milhões, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria das Cidades, e a Prefeitura de São Gonçalo.
“Hoje é um dia histórico para São Gonçalo. Estamos realizando o primeiro passeio ciclístico do MUVI, o maior projeto de mobilidade urbana da nossa cidade, fruto de uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, e eu agradeço muito ao governador Cláudio Castro por isso. Estamos falando do maior investimento em infraestrutura do Estado. O MUVI representa uma mudança real na vida dos gonçalenses. E nada melhor do que esse passeio de hoje para marcar o início de um novo tempo na nossa cidade. E não tem muita conversa não, bora pedalar”, afirmou, entusiasmado, o prefeito Capitão Nelson, ao lado do vice-prefeito, João Ventura e do deputado federal Altineu Cortes.
O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) e prevê a criação de um corredor viário de 18 km de extensão, com pistas preferenciais para ônibus, ciclovias e intervenções urbanísticas e de paisagismo, ligando os bairros de Neves a Guaxindiba.
“Este passeio ciclístico é uma oportunidade ímpar de contemplarmos tudo que vem acontecendo em nosso Estado e município sob a liderança do governador Cláudio Castro. Essa obra era esperada há muito tempo em São Gonçalo e conseguimos trazer este investimento que vai gerar mais mobilidade e qualidade de vida para a população, com um corredor viário novo e 18 km de ciclovia”, destacou o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas.
Além de apresentar à população o projeto e sua importância para a cidade, o passeio teve como objetivo fomentar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e promover hábitos saudáveis. A programação incluiu orientações sobre o trajeto por carro de som, sorteio de bicicletas e capacetes, distribuição de medalhas e brindes.
O evento também trouxe um olhar sobre a história da cidade, com painéis ilustrativos ao longo do trajeto criados pela equipe do projeto Cidade Ilustrada. O artista Marcelo Eco, nascido em São Gonçalo e conhecido por suas obras espalhadas pela cidade, participou do evento e guiou os ciclistas, comentando sobre os murais e a importância da arte urbana na valorização da identidade local.
“Quero agradecer imensamente ao secretário das Cidades, Douglas Ruas, que tem sido um grande parceiro nesse trabalho de transformação que estamos vivendo em São Gonçalo. Esse passeio ciclístico é muito mais do que um evento, ele representa o início de um novo momento para o esporte na nossa cidade. O nosso objetivo é justamente fomentar a prática esportiva, promover qualidade de vida e ocupar os espaços públicos com saúde, alegria e integração. Esse é o primeiro de muitos passeios que ainda virão”, afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Bruno Porto.
Entre os participantes, histórias emocionantes também se destacaram, como a do casal Ednaldo e Vanessa Maciel, que se conheceram pedalando e agora compartilham o amor pelo ciclismo com o filho de 8 meses, Gustavo.
“Primeiramente, parabéns pelo evento. É muito bom ver esse tipo de iniciativa acontecendo na nossa cidade. Nós temos uma história especial com o ciclismo, nos conhecemos pedalando, e hoje estamos tendo a alegria de trazer o nosso filho, o Gustavo, de apenas 8 meses, para o seu primeiro passeio ciclístico. E o mais incrível é que ele nasceu justamente no Dia Nacional do Ciclista! Então, a nossa história gira mesmo em torno da bike. A Vanessa, inclusive, pedalou até os três meses de gestação sem saber que já estava grávida, então o amor pela bicicleta já vem de berço. Quando soubemos do passeio na nossa cidade, corremos para comprar uma cadeirinha, porque a gente não podia deixá-lo de fora desse momento tão especial”, afirmaram.
A iniciativa é uma realização da Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria das Cidades, e contou com o apoio da Águas do Rio, SEST/SENAT e Itaú.