PM inaugura o III Centro de Equitação Terapêutica

Unidade utiliza equinos no tratamento de pessoas com deficiências motoras ou cognitivas - Foto: Julio Diniz/Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Polícia Militar inaugura, na manhã desta quinta-feira (19), o III Centro de Equitação Terapêutica, localizado numa área da histórica Fazenda Colubandê, em São Gonçalo.
A nova unidade terapêutica, que utiliza equinos no tratamento de pessoas com deficiências motoras ou cognitivas, prestará atendimento a policiais militares e seus dependentes, como também à população local. A cerimônia de inauguração será realizada às 10h, na Rua Expedicionário Ari Rauen, s/n, Colubandê – São Gonçalo.

Esse método terapêutico foi implantado na Polícia Militar do Rio de Janeiro há 25 anos, com a inauguração do I Centro de Equitação Terapêutica no Regimento de Polícia Montada Coronel Enyr Cony dos Santos, em Campo Grande. Inicialmente, o público-alvo eram o policial militar, vítima de alguma lesão permanente, e seus dependentes. Mas, diante da eficiência do tratamento e da pouca oferta de atendimento, o serviço foi estendido à sociedade.

"Foi em função dos excelentes resultados obtidos no tratamento de deficiência motoras e cognitivas que estamos expandindo nossa rede de atendimento, seguindo uma determinação do governador Cláudio Castro", lembra o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

No final do ano passado, o comando da Corporação inaugurou o II Centro de Equitação Terapêutica, em Sulacap, através de uma parceria com o Detran. O III Centro de Equitação Terapêutica, já a partir deste mês de maio, vai expandir o atendimento numa área da Fazenda Colubandê, onde hoje está instalado o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) da SEPM.

"Essa terceira unidade é resultado de uma parceria que firmamos com a Prefeitura de São Gonçalo. Além dos nossos policiais e seus dependentes que residem na região, vamos atender à população local", explica ainda o coronel Luiz Henrique Pires.

As unidades de equoterapia são mantidas pelo Regimento de Polícia Montada (RPMont), com toda a logística necessária – estábulos, tratadores e assistência veterinária. Os profissionais que prestam o atendimento são policiais militares com especialização em fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, pedagogia e educação física.

Desde a criação da primeira unidade de equoterapia, os profissionais da Corporação já atenderam mais de 20 mil pessoas.