Em preparação para a Cúpula do BRICS, o Rio de Janeiro ganhou uma decoração urbana especial com sinalização visual temática em pontos estratégicos da cidade. Desde o último sábado (28), banners institucionais com mensagens de boas-vindas aos chefes de Estado dos países-membros do bloco foram instalados nas imediações do Museu de Arte Moderna (MAM), do Monumento aos Pracinhas e na Avenida Vinte de Janeiro, acesso principal ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).
A mensagem “bem-vindo” aparece em nove idiomas diferentes, representando as 11 nações atualmente integrantes do BRICS. Entre elas, estão línguas como árabe (Arábia Saudita, Egito e Emirados Árabes Unidos), mandarim (China), persa (Irã), amárico (Etiópia), hindi (Índia), russo, bahasa indonésio (Indonésia), inglês (África do Sul) e português (Brasil). As mensagens são acompanhadas pelas respectivas bandeiras nacionais.
A ambientação foi desenvolvida com apoio técnico do Departamento de Relações Internacionais da Prefeitura, que consultou embaixadas para garantir precisão linguística e respeito às convenções culturais. A embaixada do Irã recomendou o uso da fonte “B Nazanin” para o persa, enquanto em árabe a disposição das palavras foi adaptada verticalmente, seguindo normas gráficas apropriadas para a leitura da direita para a esquerda. O mesmo cuidado foi adotado para idiomas como amárico e mandarim.
Com essa iniciativa, a Prefeitura do Rio reforça seu compromisso em oferecer uma recepção respeitosa e culturalmente sensível aos representantes estrangeiros, alinhada ao prestígio internacional do evento.
Fontes de informações: Prefeitura do Rio de Janeiro
Rio exibe mensagens de boas-vindas em nove línguas para a Cúpula do BRICS

Para garantir correção linguística e respeito às especificidades culturais, a Prefeitura consultou as embaixadas dos países envolvidos - Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura