"Esse certificado representa a chance de realizar o sonho. Com ele, posso imaginar um futuro como organizadora de eventos e até cerimonialista", disse, emocionada, Mariana de Moura Santos, de 39 anos, moradora de Barra do Piraí. Ela faz parte do grupo de 283 mulheres que concluíram cursos de qualificação profissional oferecidos gratuitamente pelo programa Vamos Juntas, do Governo do Estado. Os diplomas foram entregues, na terça-feira (01/07), no Palácio Guanabara, pelo governador Cláudio Castro e a primeira-dama e presidente do RioSolidario, Analine Castro.
Realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria da Mulher e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), o programa marca um avanço nas políticas públicas de capacitação, inclusão e geração de renda no Estado do Rio de Janeiro.
O Vamos Juntas tem foco em mulheres a partir de 16 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica. A proposta é fomentar a autonomia feminina por meio da capacitação técnica — em áreas como cerimonialista, agente cultural e recepcionista — e ampliar as possibilidades de empregabilidade e empreendedorismo. Criado em 2024, o programa inclui auxílio estudantil (alimentação e transporte) e material didático.
Nesta primeira edição, 375 mulheres se inscreveram por meio dos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs) e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Destas, 75,5% concluíram com sucesso os cursos. Ao todo, foram ofertadas 15 formações distintas, estruturadas a partir das demandas regionais e das reais oportunidades de mercado. O programa foi implementado em 21 municípios fluminenses.
A segunda edição do programa já está em andamento, com 970 alunas em formação em 34 municípios. A ampliação do projeto reforça o compromisso do Governo do Estado com a autonomia feminina, o combate às desigualdades e a promoção da cidadania.
Governador entrega diplomas a mais de 280 mulheres capacitadas pelo Vamos Juntas
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura