Defensoria do Rio inaugura maior sede de atendimento do órgão na Capital

O prédio fica localizado no Centro do Rio; a nova sede tem o intuito de reunir os órgãos que atuam na área criminal - Foto: Defensoria Pública

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro vai inaugurar, na próxima segunda, (23/05), uma nova sede no 15º andar do Edifício Garagem Menezes Cortes, no Centro da capital fluminense. Com quase 8.000 m² de área construída, o espaço se tornará a maior sede de atendimento da DPRJ, com mais de 500 defensores(as) e servidores(as) preparados para atender a população.

A nova sede tem o intuito de reunir os órgãos que atuam na área criminal.

O evento de inauguração vai acontecer a partir das 10h e contará com a presença do governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, do presidente interino da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, André Ceciliano e da presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro, Juliana Lintz.

Batizada com o nome da defensora Enedir Adalberto dos Santos, que faleceu em agosto de 2020, a nova sede foi planejada por meio de um modelo de composição da locação chamado “built to suit”, em que o locador customiza o imóvel para a ocupação de acordo com as necessidades da Defensoria.

Para a Secretária de Engenharia, Luciene Torres, o molde representa um ganho para a administração pública, uma vez que não demanda de investimentos imediatos. “Todos os ambientes foram recuperados e passaram por revitalização para o recebimento dos órgãos. Essa nova estrutura vai possibilitar a concentração de vários órgãos em um mesmo espaço, trazendo praticidade e conforto para o usuário”.

A nova sede vai abrigar os seguintes órgãos: DP’s das Câmaras Criminais e Turmas Recursais Criminais; das Varas Criminais da Capital; dos Juizados Especiais Criminais; da Vara de Execução Penal e DP junto ao Juizado de Violência; a Central de Monitoramento; Doméstica da Capital e Curadoria Especial. Também ocuparão o local a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC); o Arquivo; a Biblioteca; a Engenharia Legal; e os Núcleos de Assessoria Médica e Odontológica.

O projeto também conta com a reestruturação da locação já utilizada pela DPRJ no 13º andar do prédio e inclui ainda a criação de uma área de descanso para os integrantes da instituição, além de um refeitório e um jardim com paisagismo.

Serviço:

Inauguração de nova sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro

Data: 23/05/22

Horário: 10h

Local: Edifício Garagem Menezes Cortes, 15º andar, (Rua São José, nº 35, Centro, Rio de Janeiro