Colégio estadual na capital recebe oficina tecnológica focada em games

Projeto entre Secretaria de Educação e a Fundação Ceperj pretende fomentar tecnologia nas escolas da rede pública do Rio de Janeiro - Foto: Gov Rj

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O EducaTech, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e a Fundação Ceperj, levou a Oficina de Cultura e Literacia Digital com Foco em Games, nesta quarta-feira (18/05), para o Colégio Estadual Souza Aguiar, no Centro do Rio de Janeiro. A ideia é estimular e encorajar todos os alunos da rede estadual no desenvolvimento de variadas ferramentas e metodologias técnicas.

Explicação do conceito de tecnologia, troca de experiências, bate-papo sobre criatividade, produção de jogos e conteúdos digitais foram alguns dos atrativos para os estudantes. A Secretaria de Educação tem investido pesado em uma educação de vanguarda com cultura maker, metodologia S.T.E.A.M (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), gamificação, robótica e outras ferramentas educacionais de ponta. O salto tecnológico visa preparar os adolescentes e jovens da rede para o mundo moderno.

 –A secretaria tem fornecido a estrutura necessária para as escolas, professores e alunos entrarem de vez na era digital. Salas de informática reformadas, espaço maker, chromebooks são apenas exemplos do que a Seeduc tem levado à rede no intuito de capacitar os profissionais e fortalecer a educação do Rio de Janeiro – declarou o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.

Ian de Almeida, do EducaTech, reforçou que a meta é modernizar o uso de tecnologia nas escolas estaduais do Rio.

-Vamos mostrar a possibilidade ao estudante de entender que eles conseguem colocar em prática soluções de problemas cotidianos, por meio de, principalmente, ideias criativas – disse Ian de Almeida, do EducaTech.

De Casimiro a Luva de Pedreiro, passando por Jogador N° 1, Neuromancer, além de Minecraft, Among Us, foram exemplos apresentados. O aluno João Delfim, do 3º ano, é o primeiro aluno multiplicador do projeto e tem atuado como embaixador digital na unidade, onde pretende iniciar uma oficina de Game Design (criação de jogos).

–Quando a nossa escola recebeu alguns equipamentos, eu tive a ideia de levar o conhecimento aos meus amigos. Após o convite para colaborar com o EducaTech, ficou mais fácil o mapeamento dos colegas interessados no assunto, e a oficina é apenas um primeiro estágio de algo bem maior – afirmou o estudante.