Programa forma mais de 1,6 mil alunos no RJ e impulsiona mercado de óleo e gás

Qualifica Já oferece aulas e treinamentos e é voltado tanto para o jovem que está em busca do primeiro emprego, quanto para o profissional que precisa atualizar seus certificados para regressar ao mercado - Foto: Divulgação/Gov RJ

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Estado do Rio de Janeiro é destaque no cenário de energia e economia do mar brasileiro. Não à toa, consolida-se como o maior produtor nacional de petróleo e gás e acumula uma história pujante na indústria naval. O Governo do Estado, consciente desse protagonismo, vem trabalhando, cada vez, em projetos e ações de fomento a esses setores, como é o caso do Qualifica Já.

O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar), é fruto de uma parceria com diversos municípios e tem como objetivo garantir a qualificação de profissionais para o mercado de trabalho de óleo e gás. O convênio oferece aulas e treinamentos e é voltado tanto para o jovem que está em busca do primeiro emprego, quanto para o profissional que precisa atualizar seus certificados para regressar ao mercado.

Em pouco mais de um ano, o projeto já impactou mais de 1.600 alunos em oito municípios do estado, sendo estes Aperibé, Cardoso Moreira, Campos dos Goytacazes, Cambuci, Macaé, Miracema, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana. Entre os cursos oferecidos estão o de Segurança em Montagem de Andaime, o de Trabalho em Altura e o de Taifeiro.

"O Estado do Rio de Janeiro responde, hoje, por 86% do petróleo e mais de 70% do gás produzido no Brasil. É também o grande protagonista quando falamos em transição energética. Projetos de qualificação profissional, como o Qualifica Já, são fundamentais para preparar o trabalhador para as inúmeras e promissoras oportunidades que hão de vir nesse mercado em ascensão", pontua o chefe de gabinete da Seenemar, Flávio Amieiro, coordenador do programa.

O Qualifica Já está alinhado à missão do Estado do Rio de promover o desenvolvimento sustentável e voltado para alavancar as potencialidades regionais, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas - em especial, a ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico).