"Fazenda Legal" é lançado pela Secretaria Estadual de Agricultura

O projeto itinerante, levará a 10 municípios a agricultura do futuro - Foto: Divulgação

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Programa Fazenda Legal está de volta! A primeira edição deste ano já está acontecendo em Itaperuna, no Noroeste do estado e vai até o dia 7 de maio. O projeto itinerante, levará a 10 municípios a agricultura do futuro, conectando agricultores e produtores às empresas desenvolvedoras de tecnologia, investidores e governo com o intuito de impulsionar o agronegócio.

- Eventos como o Fazenda Legal são muito importantes para o produtor rural. Tem o propósito de transformá-lo em empreendedor. O Programa possui ações exclusivas onde será possível expandir o acesso do agricultor ao campo da tecnologia e informação, possibilitando a transformação de sua propriedade em um negócio rural bem sucedido. Ter esse contato direto com a tecnologia do futuro e obter conhecimento, possibilita alavancar sua produção – ressalta Alex Grillo, secretário de Agricultura.

No Brasil, a agricultura é um dos setores econômicos que mais emprega. De acordo com dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio brasileiro registrou a abertura de mais de 61 mil vagas em 2020. No estado do Rio de Janeiro, segundo maior mercado consumidor do país e onde 92% das propriedades possuem área inferior a 100 hectares, o agronegócio é a alternativa para a geração de empregos, através da expansão nas atividades agropecuárias.

O Fazenda Legal é a união entre o campo e a tecnologia para o aumento da eficiência produtiva. Pensado para que o produtor rural do estado possa cumprir a nobre missão de produzir alimentos para a população, de forma organizada, empreendedora e responsável.

– A Pesagro-Rio em parceria com a Faerj, a Secretaria de Agricultura e suas vinculadas, Emater-Rio, Fiperj e Ceasa, está promovendo o Fazenda Legal. Levaremos para 10 municípios tipicamente agro num evento de 2 dias, um conjunto de serviços muito significativos para o produtor rural que será útil para a melhoria de sua atividade. Vamos levar tecnologia, informação e todo assessoramento jurídico, além de parceiros financeiros com linhas de crédito. Enfim, serão serviços de utilidade pública totalmente gratuitos que atenderá todas as necessidades do produtor – destaca Paulo Renato Marques, presidente da Pesagro-Rio.

Ao longo dos anos, o Fazenda Legal atendeu cerca de quinze mil produtores em todo o estado do Rio de Janeiro. A prioridade é atrair o produtor rural e promover seminários para conscientizá-lo sobre a complexidade da legislação que envolve o exercício da atividade rural.

O programa foi criado em 2005 com a finalidade de propagar, gratuitamente, informações e conhecimentos da área rural, apontando o melhor caminho para manter o produtor em dia com as suas obrigações legais.

Na tenda da Emater-Rio os técnicos extensionistas irão instruir os produtores sobre o programa de isenção ICMS Luz Rural, além da renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e emissão de atestado do produtor rural.

- Está apto a receber a isenção o produtor, seja Pessoa Física ou Jurídica, que mantenha em seu estabelecimento a exploração comercial de pelo menos uma atividade econômica primária agrícola, pecuária, pesqueira, de extração de produtos vegetais, assim como a criação animal de qualquer espécie - detalhou o presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa.


Fazenda Legal e RJPET

O evento em Itaperuna, contará também com a participação do PetMóvel, uma parceria da pasta com o Senac, disponibilizando atendimento aos pets.

O ônibus irá oferecer serviços gratuitos de banho e tosa para pets no Fazenda Legal 2022 (lembrando que o número de atendimento é limitado), e os atendimentos serão agendados por ordem de chegada. Para participar, o cão precisa ser manso e o tutor deve levar sua carteira de identidade e o certificado de vacinação do pet.

Além disso, uma equipe do RJPET estará junto ao PetMóvel, para esclarecer todas as dúvidas dos moradores em relação a como se cadastrar para realizar a castração de seu animal de graça, através do programa: RJPET: 100 mil castrações. Lembrando que o município de Itaperuna, conta com uma clínica, parceira do projeto e realiza os procedimentos totalmente de graça.