Mastercard vai ser investigada pelo MJ

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que, diante de denúncia da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a administradora de cartões Mastercard Brasil será investigada "por possível elevação da taxa de intercâmbio cobrada sobre o uso de cartões de crédito e débito, utilizados para recebimentos nos supermercados". A taxa de intercâmbio é paga pela empresa usuária do cartão aos bancos emissores do serviço, pelo uso do sistema de crédito e débito.

Em nota, o ministério informa que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) encaminhou ofícios à Mastercard Brasil e ao Banco Central informando iniciou a apuração da denúncia. Para a Abras, o aumento dessa taxa será repassado ao consumidor.

A Mastercard informou que a alteração da taxa de intercâmbio representa uma "busca de expansão do ecossistema de pagamentos eletrônicos, especialmente em transações com cartões, presencialmente ou virtualmente" e que que "o aumento da taxa de intercâmbio não resulta, necessariamente, em aumento de preços ao consumidor". Segundo a Mastercard, essa é uma decisão que as empresas com papel de liquidar as transações por meio de cartão de em acordo com com os comerciantes, beneficiados pelo investimento em segurança e melhor experiência do consumidor.