Campanha de doação de sangue até sexta

Iniciativa tem o objetivo de aumentar o número de doadores a fim de regularizar os estoques de sangue e atender a todos que precisam - Foto: Davidyson Damasceno/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Até esta sexta-feira (20), o São Gonçalo Shopping está realizando, em parceria com a Clínica de Hemoterapia de Niterói, uma nova campanha de doação de sangue no município. A iniciativa tem o objetivo de aumentar o número de doadores a fim de regularizar os estoques de sangue e atender a todos que precisam.

Uma equipe da Clínica de Hemoterapia estará no empreendimento, das 11h às 19h, em frente a loja Ponto, no 2º piso. O atendimento será realizado por ordem de chegada e a coleta de sangue dura cerca de 10 minutos e todo o material utilizado é estéril e descartável.

A ação possui uma criteriosa seleção daqueles que podem doar, atendendo a princípios como a verificação da quantidade de sangue (hematócrito e hemoglobina) passível de doação, sem prejuízo ao doador, além da avaliação clínica de outros riscos.

Como doar - Para ser doador é preciso apresentar um documento de identidade original com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional), estar em boas condições de saúde, ter entre 16 a 69 anos e pesar, no mínimo, 50kg. O doador não pode estar em jejum e deve evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 3 horas que antecederem a doação. Menores de idade (16 e 17 anos) podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais.