Em Itaboraí, estudantes fazem foguetes e bases de lançamento

Alunos da rede municipal participam de uma olimpíada de ciências - Foto: Divulgaão/Prefeitura de Itaboraí

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Estimular os alunos pelo interesse científico. Esse é o objetivo da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e Ciências, promovendo assim, a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. Em Itaboraí, alunos da Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, em Ampliação, do 4º ano do ensino fundamental I e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, com orientação do professor de Ciências, Carlos Alexandre Ribeiro participaram da construção de foguetes e bases de lançamento, além de realizar testes e melhorias nos protótipos desenvolvidos.

A MOBFOF faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Desde março, aproximadamente 60 alunos foram inscritos e incluídos em grupo de WhatsApp, onde receberam tutoriais online de como construir protótipos de foguete, a dinâmica de voo, a Física e a Ciências por trás da construção, viagens espaciais no lançamento de satélites e outros. Depois, os inscritos participaram de uma oficina presencial para a construção dos foguetes e posteriormente seu lançamento.

O lançamento dos foguetes ocorreram no Estádio Municipal Alziro de Almeida, o Alzirão, no centro da cidade.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. A MOBFOG é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas cadastradas no site.

Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio. A MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma só fase e é realizada dentro de um só ano letivo. Ao final da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação. Além disso, existe a distribuição de medalhas para os alunos que obtiveram os maiores alcances em seus respectivos níveis.